Axônio | FAQ – Perguntas Frequentes
15604
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15604,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

FAQ – Perguntas Frequentes

v

O que é axonio.com.br?
É uma plataforma online, gratuita, criada para facilitar que estudantes com ideias para escrever projetos complexos consigam encontrar outros que se identifiquem com a sua ideia e possam, juntos, escrevê-la. Com conteúdo selecionado para proporcionar um ambiente produtivo que encoraje e estimule a criatividade, o empreendedorismo e a inovação, facilitando que alunos encontrem os recursos necessários para realizarem seus projetos. A Axônio conecta alunos com ideias à alunos dispostos a lutar por estas e possibilita que qualquer aluno consiga: parceiros para ajudá-lo a transformar sua ideia em um projeto realizável; ideias de projetos de alunos que te inspirem e propor parceria para realizá-la; ver as áreas de interesse e os temas de projetos que os professores gostariam de orientar e saber qual melhor professor para orientar o desenvolvimento da sua ideia; e saber diferentes meios de como adquirir os recursos necessários para financiar e realizar o seu projeto.
Quem pode se cadastrar?
Apenas quem possuir endereço de e-mail institucional de alguma das Universidades Habilitadas.
O que significa Universidades Habilitadas?
Universidades Habilitadas é o termo que utilizamos para caracterizar as Universidades que estão participando da fase inicial da plataforma. Apenas quem possuir endereço de e-mail institucional de alguma das Universidades Habilitadas poderá realizar o cadastro na plataforma e utilizar os recursos oferecidos.
Como eu faço para me cadastrar?
Basta clicar no Menu Login/Cadastre-se, preencher os campos indicados, sendo obrigatório utilizar o seu endereço de e-mail institucional de uma Universidade Habilitada, e confirmar a mensagem de cadastro que chegará em seu e-mail.
Quais Universidades estão Habilitadas?

Inicialmente está habilitada apenas a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Porque será útil eu me cadastrar na plataforma Axônio?
Independente do seu Curso e Universidade, é muito provável que você tenha que escrever um projeto para conseguir se formar. Aqui você poderá saber os temas de interesse de cada professor e encontrar o professor que gostaria de orientar projetos com o tema que você quer escrever.
Na condição de querer escrever um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que seja complexo demais para apenas um aluno fazer, você poderá postar a base de sua ideia para que seja vista e atraia alunos com o mesmo interesse. Caso a Universidade em que estuda não permita apresentar o TCC em grupo, um trabalho grande, que requer mais de um aluno para escrevê-lo, pode facilmente ser divido e apresentado em partes diferentes.
Se a Universidade exigir que entregue um TCC, mas você não tenha interesse por um tema específico, poderá buscar, na área de seu interesse, pelos temas postados por alunos procurando parceiros e assim ajudar outro aluno a escrever um projeto que você acredite ser relevante. Através dessa parceria, pode surgir interesse mutuo em formar sociedade com intenção de realizar a ideia que colocaram no papel.
Qual a grande vantagem de eu divulgar meu projeto?
Muitas vezes temos excelentes ideias, mas não temos condições de executá-las sozinhos, seja por falta de expertise em determinadas áreas do projeto ou por falta de tempo para realizar todas as etapas do mesmo, e não encontramos amigos próximos com o mesmo interesse que o nosso. Talvez os parceiros que irão nos ajudar a realizar nossas ideias estejam em outro Curso, Universidade, Cidade ou até em outro Estado.
Como eu faço para cadastrar a minha ideia de projeto?
Você pode cadastrar a sua ideia de projeto no momento que  estiver realizando o  cadastro do seu perfil ou a qualquer momento posterior a realização deste, basta clicar em editar perfil e preencher os campos referentes ao projeto. Os projetos cadastrados passarão pela aprovação do site serão postados no prazo de até 48 horas.
Quais projetos serão reprovados?
Serão reprovados projetos idênticos a outro já existente na plataforma, assim como projetos que possuírem conteúdo inadequado à proposta de nosso ambiente.